Em novembro de 2020, a MEPC 75 introduziu o EEXI e o CII, marcando uma nova era em direção à redução de GHG no transporte marítimo. Em junho de 2022, a MEPC 78 aprovou as amostras finais para o SEEMP Parte I, Parte II e Parte III e a metodologia de cálculos. As alterações ao Anexo VI da MARPOL para incorporar essas regras obrigatórias devem entrar em vigor em 1º de novembro de 2022, com os requisitos para certificação EEXI e CII em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023.
A empresa de consultoria SQE MARINE emitiu uma circular para explicar como revisar o Plano de Eficiência Energética do Navio existente para incluir uma Parte III para o Indicador de Intensidade de Carbono (CII), cálculo e classificação para estar em conformidade com o Anexo VI revisado da MARPOL.
Índice de Eficiência Energética de Navio Existente (EEXI)
O EEXI mede as emissões de CO2 por trabalho de transporte, considerando apenas os parâmetros de projeto do navio. O EEXI não exige nenhuma medição ou relatório de emissões reais de CO2 enquanto o navio estiver em operação. O EEXI é semelhante ao EEDI, Energy Efficiency Design Index, que está em vigor desde 2013.
Esses índices medem o mesmo na prática; no entanto, o EEDI é aplicado a navios novos, enquanto o EEXI se aplica a navios existentes (acima de 400 AB abrangidos pelo Anexo VI da MARPOL). A regulamentação EEXI é uma das medidas mais significativas da IMO para promover tecnologias mais ecológicas e reduzir a pegada de carbono da indústria do transporte marítimo.
A partir de 2023, praticamente todos os navios existentes devem ficar abaixo de um certo limite de emissões de CO2 por capacidade de carga.
Em conformidade com o EEXI
Os seguintes passos devem ser seguidos pelos armadores/gestores para cumprir os requisitos do EEXI:
Etapa 1. Os navios devem primeiramente coletar toda a documentação necessária:
- Arquivos Técnicos NOx de A/E e M/E
- Certificado Leve ou Relatório de Teste de Inclinação
- Livreto de Trim & Estabilidade
- Relatório de Teste do Modelo
- Teste de velocidade do Sea Trial Report
- Ficha Técnica EEDI (se disponível)
Etapa 2. Analisar as medidas potenciais levando em consideração o seguinte:
- Otimizações de propulsão
- Otimizações do motor
- Tecnologias de eficiência energética
- Limitação de Potência do Motor (EPL)
- Tempo de instalação
- Custo e tempo de retorno da opção de melhoria
- Idade da embarcação
- Perda de velocidade
Etapa 3. Instale as medidas potenciais.
Para isso, os operadores devem entrar em contato com o fabricante do motor, que calculará o novo SFoC e fornecerá um relatório EPL. Depois disso, um plano de gerenciamento de EPL será criado e a data para as necessidades de instalação será fixada.
Etapa 4. Crie o Arquivo Técnico EEXI final, que conterá:
- Cálculo EEXI de acordo com a diretriz de cálculo
- Arquivo técnico EEXI de acordo com a diretriz de cálculo EEXI
- Toda a documentação da medida de melhoria
Etapa 5. Solicitar Vistoria da Sociedade Classificadora
Revisar o valor EEXI compatível e o arquivo técnico EEXI, aprová-los e realizar uma vistoria a bordo para emitir um novo Certificado Internacional de Eficiência Energética.
Nota: EEXI é uma certificação única equivalente ao EEDI (Energy Efficiency Design Index)
Indicador Operacional de Intensidade de Carbono (CII)
O Indicador de Intensidade de Carbono (CII) é uma medida da eficiência com que um navio transporta mercadorias ou passageiros e é dado em gramas de CO2 emitido por capacidade de transporte de carga e milha náutica. O navio recebe então uma classificação anual que varia de A a E, em que os limites de classificação se tornarão cada vez mais rigorosos até 2030. A CII se aplica a todos os navios de carga, RoPax e cruzeiros acima de 5.000 AB.
O CII anual é calculado com base nos dados DCS da IMO relatados e o navio recebe uma classificação de A a E. Para navios que alcançam uma classificação D por três anos consecutivos ou uma classificação E em um único ano, é necessário desenvolver um plano de ação corretiva como parte do SEEMP e aprovado.
Os requisitos do CII entrarão em vigor a partir de 01/01/2023. Um SEEMP aprimorado com um plano de implementação para alcançar o CII necessário precisa ser aprovado e mantido a bordo.