» Home
» Busca (notícias)
» Palavra do Presidente


Prezados Filiados,

Com a recente posse da nova Diretoria para o próximo biênio, sinto-me honrado por estar, mais uma vez, à frente do Syndarma. Continuo motivado a trabalhar, com ainda mais afinco, para atender às necessidades do nosso setor, tão importante para a economia do nosso país.

Precisamos nos manter atentos ao que ocorre no mundo. Temos que acompanhar as propostas do Governo, - pois parece que propor “soluções” para a cabotagem virou moda - de forma a não perder o que já conquistamos, e alcancemos a tão almejada competitividade da nossa bandeira. O REB tornou possível o crescimento da cabotagem e do apoio marítimo brasileiro, mas ainda estamos muito aquém dos países que concorrem em situação privilegiada, na concessão de facilidades as suas bandeiras.

Além de fortalecer ainda mais a nossa navegação de cabotagem, e nosso apoio marítimo, temos que voltar a ter, no seu devido tempo, uma presença efetiva na navegação de longo curso que só virá através do crescimento e fortalecimento de nossas empresas.

Vamos continuar cobrando soluções de isonomia e desoneração de nossa atividade, para que possamos competir em igualdade de condições com os outros modais, e com os concorrentes internacionais. Também continuaremos a trabalhar contra os entraves burocráticos  que atravancam nosso setor.

Nos últimos 10 anos, a cabotagem tem tido bons resultados, com crescimento médio anual do setor da ordem de 11%.  No entanto, em 2014, a economia no Brasil não cresceu nem 1%, e a expectativa de crescimento para este ano não é negativa. Não há como não sentir o impacto.

No apoio marítimo, e apesar de ter crescido a taxas também interessantes nos últimos 10 anos, o momento é ainda mais delicado. A crise mundial do petróleo, associada aos percalços internos, tem causado problemas às empresas, que veem, cada vez mais, seus navios parando e seus contratos sendo renegociados em condições mais desfavoráveis. Vamos reforçar o empenho no sentido de ocupar os espaços existentes com navios de bandeira brasileira, com contratos em situações as mais vantajosas possíveis, dentro deste cenário.

Estamos confiantes, já que a cada ano o Sindicato alcança novos objetivos, apesar de alguns problemas persistirem insolúveis até então. Juntos, vamos ajudar o país a sair da crise em que se encontra. Para isso, manteremos um diálogo constante e de elevado nível com nossas autoridades.

Contem conosco!

Um forte abraço,

Bruno Lima Rocha
Presidente


Imagens Syndarma
Copyright © Syndarma, 2011-2017.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.