» Home
» Busca (notícias)
» Palavra do Presidente

Prezados Associados,

É uma honra contar com a confiança de todos para dar prosseguimento ao trabalho que estamos fazemos à frente do SYNDARMA, empenhando ainda mais energia para vencer os enormes desafios nesse difícil momento do nosso País.

A crise econômica que assola o Brasil nos últimos anos, como não poderia deixar de ser, teve reflexos no nosso setor. A cabotagem não cresceu, mas resistiu. Mesmo com a economia retraída, não houve queda no transporte de carga, em especial no transporte de contêineres. O apoio marítimo, no entanto, sentiu como há muito não se via. A crise mundial do petróleo, associada à crise institucional de nosso principal cliente, causou dificuldades às empresas, que tiveram contratos cancelados, ou renegociados em condições muitas vezes desfavoráveis. Nunca se viu tantos navios de apoio parados como agora!

Vamos continuar a trabalhar para fortalecer ainda mais a cabotagem, lutando por maior competitividade. No apoio marítimo vamos intensificar a busca pelos espaços existentes para os navios de bandeira brasileira, e apoiar na negociação de contratos mais justos para as nossas empresas associadas.

A economia está se recuperando lentamente. Logo retomaremos o crescimento consistente da cabotagem com a movimentação de mais cargas, já que há espaço, cada vez mais substancioso, a ser conquistado pelo nosso setor. No apoio marítimo, as boas notícias vêm dos leilões previstos para os próximos dois anos. Grandes petroleiras internacionais voltaram a pensar em investir no Brasil, em função da revisão positiva do marco regulatório, o que irá refletir, certamente, em novos contratos, e mais espaço para as nossas associadas.

Importantes reformas, que estão sendo discutidas no Congresso Nacional, se aprovadas corretamente, podem trazer grandes benefícios às nossas empresas. Vamos buscar estreitar ainda mais nosso relacionamento com nossos interlocutores no Governo – ANTAQ, Marinha do Brasil, Ministério dos Transportes - e no Congresso, para que entendam a importância das empresas brasileiras de navegação e suas necessidades.

O momento é de esperança e confiança. A cada ano conquistamos novos feitos, mesmo que alguns ainda estejam por serem atendidos. O Brasil pode contar com as empresas brasileiras de navegação.

Contem conosco!

Um forte abraço,

Bruno Lima Rocha
Presidente


Imagens Syndarma
Copyright © Syndarma, 2011-2017.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.