» Home
» Busca (notícias)
18/08/2010 - Comte.Mário Mendonça

Syndarma apoia o combate à pirataria na costa da Somália

Uma coalizão de organizações, reunindo de sindicatos às associações de armadores e seguradoras, juntou forças para fazer uma petição global e exigir medidas concretas para acabar com a pirataria na costa da Somália, que está colocando vidas em risco e ameaçando o comércio mundial.
Essa campanha está sendo apoiada pela BIMCO, ICS, IFSMA, IMEC, IPTA, INTERCARGO, INTERMANAGER, INTERTANKO, ISF, ITF, IUMI e SIGTTO e o Grupo Internacional de Clubes de P&I, bem como pelas associações de armadores nacionais e sindicatos em todo o mundo.
Falando em nome de todas as associações signatárias, o Presidente da ISF, Spyros M Polemis, explicou: "Juntos, devemos incentivar os governos a fazer todo o necessário para proteger a vida dos marinheiros, que estão sujeitos a ataques cada vez mais violentos, com mais de 1.800 sequestrados nos últimos dois anos. Noventa por cento do comércio mundial é realizado por via marítima, e os governos têm o dever de estender a proteção naval a ser prestada - que é atualmente insuficiente - e retomar o controle do Oceano Índico de um punhado de criminosos".
O Syndarma reconhece a gravidade da situação e se solidariza com aqueles que têm sofrido e continuam ameaçados por essas quadrilhas que atuam contra o transporte marítimo internacional; e, em que pese a pirataria não ter alcançado, até o momento, nenhum de seus associados, entende que os governos devem dedicar um esforço maior para encontrar uma solução para esse problema,
Assim, o Syndarma solicita aos seus associados que divulguem o endereço www.endpiracypetition.org a todos os seus funcionários, incentivando-os a disseminar a petição contra a pirataria. Essa petição é a peça central da campanha para persuadir os governos a destinar os recursos necessários para acabar com o problema crescente da pirataria baseada na Somália, e pretende entregar pelo menos meio milhão de assinaturas para os governos no Dia Marítimo Mundial (IMO), em 23 de setembro. A petição conclama os países a:
• Destinar recursos significativos e trabalhar para encontrar soluções reais para o problema da pirataria crescente.
• Tomar medidas imediatas para garantir a libertação e o retorno seguro dos marítimos sequestrados às suas famílias.
• Trabalhar dentro da comunidade internacional para garantir um futuro estável e pacífico para a Somália e o seu povo.



 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.