» Home
» Busca (notícias)
27/04/2010 - Argumentos

2010 : O Ano dos Marítimos

Todos os anos a Organização Marítima Internacional, IMO, comemora o dia do marítimo. A data tem como objetivo ressaltar a importância da profissão, principalmente no que se refere a questões de segurança, meio ambiente e economia global. Porém, no ano passado, a Entidade foi além. Eles estenderam a data comemorativa e resolveram celebrar durante todo o ano de 2010, que ficou taxado como “o ano dos marítimos”. Oficial da marinha há 47 anos, dos quais 35 foram no comando de grandes navios de longo curso, homenageado nos 75 anos do Syndarma como “Homem do Mar” e amante da profissão, o Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Comandante Álvaro José de Almeida Júnior, falou sobre a relevância da iniciativa.

Por quê 2010 foi escolhido como o ano dos marítimos? O setor está precisando de incentivos?

Nos últimos anos o setor da marinha mercante vem passando por transformações. O planeta está em desenvolvimento e isso gera muita oportunidade em terra. Porém, o comércio global ainda depende do transporte marítimo. Cerca de 90% da logística de cargas do globo é feita através de navios.

Qual é o objetivo da IMO?

O foco da IMO está em chamar atenção da comunidade internacional para a importância da profissão e para a valorização da vida no mar. A ideia é atrair os jovens para as escolas de formação de marítimos e fomentar a autoestima dos estudantes e dos profissionais que hoje estão no mercado.

Quais são os mecanismos para conseguir isto?

Acredito que o melhor caminho é levar informações da profissão de marítimo e da vida a bordo às escolas primárias. Muitas pessoas não conhecem o trabalho deste profissional, que tanto colabora com uma nação. É importante passar com veracidade a experiências de se viver embarcado, que são muito boas, porém, árduas. O jovem também deve ter o direito de conhecer esta profissão, que contempla muitos benefícios, inclusive um salário inicial, hoje, de aproximadamente sete mil reais.

Como é o raio x da profissão no Brasil?

Os dois centros de excelência de estudos nacionais, CIAGA e CIABA, formam cerca de 250 oficiais por ano. O número de marítimos atuantes no Brasil é suficiente. Há uma possibilidade de aumento nos próximos anos por causa do cenário econômico nacional, influenciado pela descoberta do Pré-sal. Por todos esses motivos, estamos chamando atenção da comunidade internacional. O que queremos é o equilíbrio e a valorização da profissão.

Como estão as comemorações do ano do marítimo no Brasil?

No dia 08 de abril a comunidade marítima participou de um jantar comemorativo no Copacabana Palace, Rio de janeiro, oferecido pelo Sindmar, para celebrar os 10 anos de unificação do Sindicato. Na ocasião tivemos a oportunidade de reunir todas as classes envolvidas no setor: armadores, associados e autoridades. Para o segundo semestre estamos preparando outros encontros, desta vez, com palestras.

 




 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.