» Home
» Busca (notícias)
24/08/2018 - Argumento

NORSUL PARTICIPA DE OPERAÇÃO ESTRATÉGICA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

No último sábado, dia 18 de agosto, a Companhia de Navegação Norsul atendeu a uma solicitação da Marinha do Brasil, através da Diretoria de Abastecimento da Marinha.  Foi pedido às Empresas Brasileiras de Navegação que uma embarcação ficasse à disposição para a realização de um exercício do Ministério da Defesa, no qual seria testado o embarque e o desembarque de até 56 veículos de combate modelo GUARANI, do Exército Brasileiro.

O exercício de rotina do Ministério da Defesa, envolvendo o Exército e a Marinha, foi chamado de Operação Atlântico. Essa operação, estratégica para o Governo Brasileiro, só poderia ser executada por navios de bandeira brasileira.

Dentre os navios e embarcações vislumbrados para participar dessa Operação, a Barcaça Norsul 10, em comboio com um Empurrador Oceânico, mostrou-se o equipamento mais adequado em vista da sua característica Ro-Ro. O terminal que ofereceu melhores condições de apoio à Norsul 10 e ao embarque dos Carros de Combate e das viaturas do Exército foi o TESC, em São Francisco do Sul-SC.

Essa Operação teve início no dia 08 de agosto, em Cascavel. O deslocamento das viaturas blindadas e não blindadas desde Cascavel (PR) até o porto de Paranaguá (PR) foi feito por via ferroviária; de Paranaguá (PR) até São Francisco do Sul (SC), por via rodoviária, e, finalmente embarcadas na barcaça Norsul 10, para seguir pela via marítima.

O objetivo do Ministério da Defesa, Exército Brasileiro e Marinha do Brasil foi o de aprimorar o deslocamento de contingentes em situações de emergência, e estar preparado para o caso de algum conflito. Além de mais de 200 militares das duas forças, a operação contou com dezenas de pessoas envolvidas com o translado, guarda e orientação das viaturas.

Há 20 anos essa operação não era executada de forma tão completa envolvendo os modais ferroviários e os navios mercantes.

A simulação desenvolvida em diversas etapas será encerrada em novembro, no Espírito Santo.




 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.