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02/02/2016 - Diretoria de Portos e Costas

Cresce atendimento ao público nas Capitanias em 2015

Sistema de Atendimento ao Público (SISAP) registra aumento de 70% nas consultas realizadas pelos usuários

A Autoridade Mar�tima Brasileira, por interm�dio da Diretoria de Portos e Costas (DPC), divulga o balan�o de 2015 do Sistema de Atendimento ao P�blico (SISAP). Os n�meros apontam um aumento expressivo de demandas pelos usu�rios do SISAP em busca de informa��es sobre os mais de 130 servi�os prestados pelas 27 Capitanias, 14 Delegacias e 22 Ag�ncias que integram o Sistema de Seguran�a do Tr�fego Aquavi�rio (STA), bem como os Centros de Instru��o do Ensino Profissional Mar�timo. No decorrer do ano, a DPC registrou cerca de 340 mil e-mails recebidos, contra 200 mil em 2014, o que representa um crescimento de 70% no atendimento � sociedade.  O n�mero total de documentos produzidos no ano foi 224.858.

O SISAP foi criado em 2012 com o objetivo de aprimorar as atividades oferecidas �s Comunidades Mar�tima e N�utica. O Sistema amplia a transpar�ncia e a interatividade entre a Marinha do Brasil e o p�blico externo, ao permitir que o usu�rio acompanhe o andamento processual pela internet. Ao dar entrada em seu processo na Organiza��o Militar, o interessado cadastra seu e-mail e n�mero de telefone celular para receber as informa��es e ter conhecimento das pend�ncias a serem solucionadas, evitando deslocamentos desnecess�rios e agilizando a conclus�o dos pedidos.

No in�cio de 2015, a DPC implementou a ferramenta de envio de mensagens por SMS, o que agilizou ainda mais os processos que entram nas Capitanias, Delegacias e Ag�ncias, al�m dos Centros de Instru��o Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e Almirante Gra�a Aranha (CIAGA). Durante todo o ano, mais de 185 mil mensagens por SMS foram encaminhadas pelo SISAP.

Outro dado que chamou a aten��o foi o volume de consultas virtuais aos processos (189.242). Ao ampliar o atendimento ao p�blico por meio do SISAP, a Marinha do Brasil tem a oportunidade de divulgar a import�ncia do trabalho exercido pelas Organiza��es Militares que atuam para garantir a seguran�a da navega��o, a salvaguarda da vida humana no mar e a preven��o da polui��o h�drica a partir de navios.

Este ano, a DPC vai premiar as Organiza��es Militares que se destacaram nas �reas do Ensino Profissional Mar�timo e da Seguran�a do Tr�fego Aquavi�rio. O �Pr�mio DPC de Qualidade� deve ocorrer ainda no primeiro semestre e vai agraciar as Capitanias, Delegacias e Ag�ncias que tiveram o melhor desempenho nos Indicadores de Produtividade e Qualidade dos servi�os prestados ao p�blico.

Confira abaixo os servi�os referentes ao SISAP mais solicitados pelos usu�rios e conclu�dos pelas Capitanias, Delegacias e Ag�ncias em 2015:

Servi�os mais solicitados

Prontificados

Carteira de Habilita��o de Amador (CHA)

(Emiss�o/renova��o/2�via)

61.857

T�tulo de Inscri��o de Embarca��o e Embarca��o Mi�da (TIE/TIEM) (Emiss�o/renova��o/2�via)

33.382

Transfer�ncia de Propriedade de Embarca��o

20.788

Transfer�ncia de Jurisdi��o de Embarca��o

5.704

Caderneta de Inscri��o e Registro (CIR)

22.728

Certificados do EPM e do STA

13.828







 



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