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13/11/2015 - THE NAVIGATOR - Uma publicação gratuita do Instituto Náutico em parceria com o Instituro Real de Navegação – fevereiro de 2014, 5ª edição.

ECDIS - Erros causaram encalhe de graneleiro

Tradução Livre

O que aconteceu?
Um graneleiro encalhou, causando a entrada de água e danos ao chapeamento do casco. O acidente aconteceu quando o oficial de navegação  ajustou o rumo para evitar uma colisão com duas embarcações nas proximidades, mas falhou ao inserir uma nova rota no ECDIS sem verificar a posição do seu próprio navio. O ECDIS era o sistema oficial de carta eletrônica (sem papel) e o alarme  sonoro anti-encalhe da unidade não foi ligado.

Por que isso aconteceu?
O Comandante tinha passado o serviço de navegação para o terceiro oficial, no piloto automático, com o navio em um estreito. Um limite de segurança de dez metros de profundidade havia sido definido na unidade principal do ECDIS, mas isso era inadequado para as condições, tendo em vista o calado de 10,63 metros. Nenhum dos oficiais de quarto no passadiço tinha recebido treinamento de familiarização para o tipo de ECDIS instalado a bordo, de modo que eles não questionaram o limite de segurança incorretamente ajustado.
O terceiro oficial alterou o rumo para evitar a colisão com um navio à vela. Enquanto fazia isso, um segundo navio foi avistado, necessitando de um ajuste adicional para boreste. O terceiro oficial estava concentrado em evitar a colisão, e contando com o ECDIS para alertá-lo com o alarme de profundidade e avisá-lo de qualquer perigo de encalhe. A unidade ECDIS, de fato, percebeu o risco de encalhe, uma vez que o graneleiro moveu-se na direção de um banco de areia, e ativou um alarme visual. No entanto, a instalação do ECDIS foi feita de uma maneira que obrigava o oficial de quarto a olhar para o lado de boreste para ver a tela. Como ele estava olhando para a frente, para ver os outros navios, em vez de para a tela do ECDIS, o oficial não viu o alarme. O alarme sonoro não estava ligado e, assim, o sistema falhou em alertá-lo. Quando percebeu que o encalhe era iminente o terceiro oficial alertou o Comandante, que tentou corrigir o erro, ordenando o leme todo a bombordo. No entanto, isso não foi suficiente para evitar o encalhe.

As questões
• Dependência de equipamentos
• Falta de treinamento
• Disposição inadequada dos equipamentos no passadiço
• Falta de apoio do Comandante

Que mudanças foram feitas?
• A unidade principal do ECDIS foi reposicionada adjacente ao radar de boreste, o que torna possível usar o ECDIS ao olhar para a frente.
•  O alarme sonoro foi reconectado.
• Foi organizado um treinamento de familiarização do ECDIS para o pessoal de quarto no passadiço.
• Os oficiais participaram de um curso de gestão de recursos do passadiço.

10 ASPECTOS PARA SE LEMBRAR

Aqui estão 10 aspectos fundamentais para se lembrar sobre esta tecnologia cada vez mais importante, o ECDIS.

1 NEM TODOS ECS SÃO ECDIS

Sistema de Carta Eletrônica (ECS) é um termo genérico para sistemas que apresentam cartas eletronicamente; muitos não são aprovados legalmente para a navegação. Um Sistema de Apresentação de Cartas Eletrônicas e Informações (ECDIS) é um sistema aprovado pela IMO para a navegação. Saiba o que você está usando.

2 SEJA COMPETENTE

Todos os usuários de ECDIS devem ter passado por um curso aprovado com base no Curso Modelo de ECDIS da IMO (1.27- edição 2012). Eles também devem demonstrar "familiarização" com o sistema de bordo, antes de assumir um quarto de serviço de navegação.

3 SEJA CONFIANTE

Ser competente é um requisito legal; ser confiante é mostrar o orgulho profissional. Prática contínua, autoestudo e o uso de cenários são meios úteis para garantir a confiança.

4 CONHEÇA OS TERMOS EMPREGADOS

As principais organizações marítimas internacionais têm trabalhado em conjunto para identificar claramente os termos-chave, tais como treinamento e familiarização, e quais competências que estas exigem. Baixe a partir do fórum de ECDIS do Instituto Náutico  http://www.nautinst.org/en/forums/ecdis/.

5 FAMILIARIZE-SE

O grupo de fabricantes de ECDIS também identificou uma lista abrangente de tarefas de familiarização do ECDIS. Estes podem ser baixados gratuitamente a partir do fórum ECDIS (ver ítem 4). Muitas empresas têm incorporado esta lista em seu SMS e requisitos de bordo.

6 SEJA UM CAMPEÃO

Muitas empresas descobriram que a identificação de um campeão de ECDIS é uma forma extremamente eficaz de promover e assegurar a competência sobre ECDIS.

7 TAMANHO IMPORTA

O ECDIS do navio deve fornecer uma grande apresentação, necessária para enxergar para frente e tomar melhores decisões - mas ainda é vital estar ciente de seus arredores.

8 ACONSELHAMENTO

O ECDIS pode fornecer aos oficiais mais novos um meio de contribuir para uma comunicação eficaz e uma melhor gestão de recursos, por meio de tutoria de oficiais superiores e vice-versa.

9 ACIDENTES

Acontecem quando há excesso de confiança no equipamento, falta de treinamento, disposição inadequada do equipamento no passadiço e falta de apoio do Comandante.

10 ADMINISTRAÇÃO DA MUDANÇA

Um aspecto muito importante na transição das cartas de papel para o ECDIS são os padrões.  Os Comandantes são responsáveis por “definir os padrões” e os oficiais mais novos precisam ter orgulho na forma como eles atendem a esses padrões. Como nós administramos isso compete interamente a nós.





 



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