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18/08/2015 - Comte. Mario Bastos Ferraz de Mendon�a

IMO DIVULGA ORIENTAÇÃO PARA BOAS PRÁTICAS NO EMPREGO DO ECDIS

O Comitê de Segurança Marítima da IMO aprovou, em 12 junho de 2015, o documento �ECDIS - Orientação para Boas Práticas�, consolidando as orientações disseminadas em sete circulares anteriores.

Os benef�cios ineg�veis para a seguran�a da navega��o estabelecidos com o uso do Sistema de Apresenta��o de Cartas Eletr�nicas e de Informa��es (ECDIS)  foram reconhecidos atrav�s de avalia��es de seguran�a formais apresentadas � IMO e de experi�ncia adquirida por meio da utiliza��o volunt�ria do ECDIS por muitos anos.

O ECDIS � um sistema complexo e relevante para a seguran�a da navega��o. � baseado em um software com v�rias op��es para a visualiza��o e a sua integra��o. O uso cont�nuo, seguro e eficaz do ECDIS envolve muitas partes interessadas, incluindo os mar�timos, os fabricantes de equipamentos, os produtores de cartas n�uticas, os provedores de  hardware e de software, os armadores, os operadores e os instrutores. � importante que todos os interessados tenham uma compreens�o clara e comum de seus pap�is e responsabilidades em rela��o ao ECDIS.

A forma��o de pessoal apto a operar um ECDIS tornou-se uma quest�o muito importante. Uma forma��o �gen�rica", que apresente ao navegador os princ�pios do ECDIS, � essencial como um precursor para o tipo de forma��o que ir� garantir ao navegador a capacidade de operar o equipamento instalado no navio em que ele ir� navegar. E � o desenvolvimento desta forma��o que tem sido objeto de debate, num momento em que os equipamentos j� est�o sendo montados em navios novos e adaptados para os j� existentes. Para atender a essa forma��o a IMO adotou o Curso Modelo 1.27, que deve ser realizado por todos os oficiais de n�utica at� 1 de janeiro de 2017.

No Brasil, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) implementou o curso de ECDIS nas Escolas de Forma��o de Oficiais (EFOMM), e para os oficiais j� formados implementou o Curso Especial para Operador ECDIS (EPOE). Para atender ao EPOE a DPC credenciou cinco empresas: Maersk; FEMAR; Vision Marine, Funda��o Homem do Mar e Kongsberg, al�m do CIAGA e do CIABA.

Essa forma��o tamb�m tem implica��es no movimento de oficiais dentro de uma empresa, especialmente se diferentes tipos de equipamentos ECDIS estiverem instalados em diversos navios. Os oficiais ser�o obrigados a passar por per�odos de familiariza��o quando trocarem de navios, tornando-se menos flex�veis para os departamentos de pessoal das empresas.

O documento �ECDIS - Orienta��o para Boas Pr�ticas� pode ser encontrado no Site do Syndarma e traz os seguintes assuntos:

A.    Requisitos da Conven��o SOLAS para a dota��o de cartas n�uticas;
B.    Manuten��o do software do ECDIS;
C.    Anomalias operacionais identificadas no ECDIS;
D.    Diferen�as entre o Sistema de Apresenta��o de Cartas Raster (RCDS) e o ECDIS;
E.    Treinamento / forma��o em ECDIS;
F.    Transi��o entre as cartas de navega��o em papel para a navega��o no ECDIS; e
G.    Orienta��es sobre a forma��o e a avalia��o no uso operacional de simuladores de ECDIS.

 





 



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