» Home
» Busca (notícias)
10/06/2015 - MoU PARIS

Novas listas de desempenho do MoU Paris

Press Release
08 de junho de 2015

Tradução livre

Por ocasião de sua 48ª reunião, no mês passado, o Comitê do MoU Paris aprovou os resultados das inspeções de 2014 e adotou as novas listas de desempenho para bandeiras e Organizações Reconhecidas (Ros). Estas listas entrarão em vigor em 1 de Julho de 2015.

A “Lista Branca, Cinza e Preta (WGB List)" apresenta todo o espectro, desde as bandeiras de qualidade até as bandeiras com um pobre desempenho e que são consideradas de alto ou muito alto risco. Ela baseia-se no número total de inspeções e detenções ao longo de um período acima de 3 anos para bandeiras com ao menos 30 inspeções no período.

Na "Lista Branca, Cinza e Preta”, em 2014, um número total de 72 bandeiras estão listadas: 43 na "Lista Branca", 19 na “Lista Cinza" e 10 na "Lista Negra". Em 2013, o número de bandeiras listadas totalizaram 75, ou seja, 46 na "Lista Branca", 19 na "Lista cinza" e 10 na "Lista Negra".

A "Lista Branca" representa as bandeiras de qualidade, com um registro consistentemente de baixa detenção. Comparado com 2013, o número de bandeiras na "Lista Branca" diminuiu três bandeiras. Nova na "Lista Branca", a Índia estava na "Lista Cinza" no último ano.

A França foi colocada no ponto mais alto da lista em termos de desempenho. As próximas na linha da melhores bandeiras em 2014 são Hong Kong, Bahamas, Noruega e Suécia.

As bandeiras com um desempenho médio são mostradas na “Lista Cinza". Suas presenças nesta lista podem funcionar como um incentivo para melhorar e passar para a "Lista Branca". Ao mesmo tempo, as bandeiras na extremidade mais baixa da “Lista Cinza" devem ter cuidado para não negligenciar o controle sobre os seus navios e acabar na "Lista Negra" no próximo ano. Na "Lista Cinza" deste ano um número total de 19 bandeiras é registrado, mantendo o mesmo número do ano passado. Novos na "Lista Cinza" são a Espanha, a Lituânia, a Polónia e a Tailândia, que no ano passado estavam na "Lista Branca". Belize caiu da "Lista Cinza" para a "Lista Negra". As bandeiras com pior desempenho são República Unida da Tanzânia, República da Moldávia, Togo, Ilhas Cook e Dominica.

Durante vários anos, o Comitê vem acompanhando de perto o desempenho da classificação das Sociedades que atuam como Organizações Reconhecidas ou bandeiras. Para calcular o desempenho das ROs,  é usada a mesma fórmula das bandeiras. Um número mínimo de 60 inspeções por RO são necessários antes que o desempenho seja levado em conta para a lista. Em 2014 37 ROs foram registradas na lista de desempenho.

Entre as Organizações Reconhecidas com melhor desempenho foram consideradas:

DNV GL AS (DNVGL)
Det Norske Veritas (DNV)
Lloyd Register (LR)
American Bureau of Shipping (ABS)
China Classification Society (CCS)

As Organizações Reconhecidas com pior desempenho foram:

INCLAMAR
Internacional Register of Shipping (IS)
Register of Shipping búlgaro (BRS)

Em comparação com o nível de desempenho de 2013, uma pequena mudança no desempenho das RO em 2014 pôde ser notado. Neste ano, menos organizações foram colocadas nas partes muito baixa e baixa da lista e mais organizações foram colocadas na parte média da lista.

A partir de 01 de julho de 2015 essas listas de desempenho serão utilizadas para o cálculo do perfil de risco dos navios e as bandeiras na “Lista Cinza" e na "Lista Negra" estarão sujeitas a medidas mais rigorosas de banimento em vigor desde 1º de janeiro de 2011. Mais informações podem ser encontradas no Relatório Anual de 2014, que será lançado em julho de 2015.

Performace List 2014.



 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.