» Home
» Busca (notícias)
07/05/2015 - Argumento

Com inovação e tecnologia, setores de logística, transporte e comércio exterior esperam superar a crise econômica do País

Durante a 21ª edição da Intermodal South America, realizada em S�o Paulo, empresas brasileiras mostram que est�o resistindo aos progn�sticos de recess�o e que continuam investindo, fechando neg�cios com grupos nacionais e  internacionais e acreditando no potencial do mercado.

Um mercado que usa da criatividade, inova��o e tecnologia para superar as adversidades do ambiente econ�mico negativo. Este � o cen�rio desenhado pelas empresas dos setores de log�stica, transporte de cargas e com�rcio exterior que participaram da 21� edi��o da Intermodal South America, maior encontro das Am�ricas para o segmento que, neste ano, ainda contou com outro  evento simult�neo dedicado ao setor de infraestrutura portu�ria e armazenagem, a InfraPortos South America.

Durante tr�s dias, entre 7 e 9 de abril, as feiras reuniram, no Transam�rica Expo Center, em S�o Paulo, mais de 680 marcas expositoras de 25 pa�ses e um p�blico qualificado de executivos com alto de poder de decis�o de fechamentos de contratos e compras. Antes do final do evento 60% das expositoras j� haviam renovado os contratos para a Intermodal South America 2016.

�Esta 21� edi��o da Intermodal fica marcada como a da retomada do crescimento. O que mais se viu durante os encontros de neg�cios e confer�ncias � o poder de recupera��o das empresas brasileiras, dispostas a ajudar o Pa�s a retomar o rumo do desenvolvimento�, ressalta Joris Van Wijk, presidente da UBM Brazil, que organiza o evento.

A sustentabilidade tamb�m foi destaque na Intermodal South America. Pela primeira vez o evento ter� um invent�rio de emiss�o de carbono. �Calculamos todas as frentes de consumo de energia, produ��o de res�duos e transportes da feira. Com isso, a UBM Brazil far� a compensa��o das emiss�es aplicando em projetos ambientais que geram cr�ditos de carbono�, explica o diretor da Via Green, Conrado Bertoluzzi, empresa que oferece solu��es sustent�veis para o setor de log�stica e transporte.

Nos neg�cios, a Intermodal foi um sucesso. A empresa Hyster, por exemplo, concretizou durante a venda de um reach staker para a G5 Solu��es Log�sticas, que utilizar� o equipamento para movimenta��o de carga no Porto de Itaqui, no Maranh�o. �A assinatura do contrato no nosso estande marca a nossa participa��o na feira. Nossas perspectivas foram totalmente superadas�, destaca o diretor da Hyster, Fernando Cruz.

A feira � palco, tamb�m, para an�ncios de lan�amentos para o mercado. A Cone Condom�nios de Neg�cios � um caso. �Participamos da Intermodal h� cinco anos, sempre ampliando o estande e utilizando a feira para lan�armos nossos projetos. O nosso retorno � sempre bom, pois aqui encontramos potenciais clientes. Foi aqui que lan�amos o Cone Suape, depois o  Cone Aratu e, nesta edi��o, estamos apresentando para o mercado o Cone Goiana, que fica no norte de Pernambuco�, explica o diretor de Neg�cios, Fernando Perez.


Balan�o positivo -- Mais expositores corroboraram com o balan�o positivo da feira. �A Intermodal mais um ano confirma-se como um momento importante para a Brado. Aqui encontramos clientes e prospects, mostramos nossas solu��es em transporte ferrovi�rio, concretizamos parcerias. Este ano apresentamos o novo projeto de atua��o na ferrovia Norte-Sul, que simboliza nossa presen�a crescendo no mercado interno do pa�s. Agora podemos levar cargas cada vez mais longe, atrav�s de parceiros, pela ferrovia�, destaca o presidente da Brado Log�stica, Alan Fuchs.

Para F�bio Berm�dez, diretor de neg�cios da TITO Global Trade Services, a Intermodal � o ambiente ideal para networking e prospec��o de novos neg�cios: �A feira novamente atendeu �s expectativas da TITO. Recebemos em torno de 100 visitas por dia, a maioria de empresas interessadas em conhecer nossos servi�os. No evento tamb�m conseguimos fidelizar e contatar poss�veis clientes�.

�Aproveitamos o evento para intensificar nossa rela��o com o mercado e estreitar contato com os clientes que est�o ativos em nossa carteira. A Intermodal � o momento prop�cio para atualiza��o, interc�mbio e troca de informa��es. Aproveitamos para divulgar nossos novos servi�os da cabotagem e o investimento realizado em Manaus, com a ATM Transporte Multimodal. A receptividade foi muito satisfat�ria�, ressalta Jaime Batista, gerente de vendas da Alian�a Navega��o e Log�stica.

Luca Cyrillo, diretor comercial da Repom, considera extremamente positiva a participa��o da empresa na Intermodal: �Em 2015, confirmando nossas expectativas, a feira possibilitou o fortalecimento de nosso relacionamento com clientes, al�m de demonstrar um alto potencial para a gera��o de novos neg�cios�, afirma.


Novos mercados -- Outra perspectiva positiva que surge para as companhias brasileiras, como foi poss�vel conferir na Intermodal South America, � a abertura e a amplia��o de rotas comerciais. Um dos exemplos � o interesse da Union Pacific (UP), a gigante ferrovi�ria norte-americana, em facilitar o acesso produtos nacionais por meio do Porto de Houston. O diretor geral internacional de Intermodalidade da UP, David C. Gazzetta, esteve pela primeira vez no Brasil pra conversar com empres�rios e participar do Semin�rio Pol�tico Econ�mico, um dos eventos paralelos da Intermodal.

Gazzetta apresentou aos empres�rios um perfil da Union Pacific. �Temos 51 mil quil�metros de malha ferrovi�ria em 23 estados e 8 mil locomotivas na frota. Queremos expandir as exporta��es no corredor Estados Unidos-Brasil e estamos na Intermodal para abrir os caminhos e concretizar novas opera��es�, afirma. �H� um crescimento na exporta��o de produtos brasileiros por Houston. Estamos na Intermodal para nos aproximar e fazer neg�cios com embarcadores brasileiros e facilitar o transporte intermodal, em especial para costa oeste norte-americana�, frisa o representante no Brasil do Porto de Houston, John Cuttino.

Quem percorreu os pavilh�es da feira, tamb�m com o objetivo de fazer novos neg�cios internacionais, foi o consultor da Transocean Services, Michael Behrendt. �Queremos ampliar a presen�a dos embarcadores brasileiros nos terminais J.M�ller em Brake e Bremen, na Alemanha. Al�m disso, ampliar a troca de conhecimento entre alem�es e brasileiros, principalmente na utiliza��o do modal ferrovi�rio, que � mais eficiente, barato e sustent�vel ambientalmente�, diz.


P�blico qualificado A presen�a de um p�blico qualificado, com alto poder de decis�o e conhecimento t�cnico sobre os setores, � tradi��o do evento. �A Intermodal South America re�ne os principais players do segmento em um ambiente de neg�cios muito forte. Eu venho todos os anos em busca de parceiros comerciais internacionais que vislumbram crescimento no Pa�s. Nosso mercado � din�mico e precisamos sempre desse contato pr�ximo�, afirma o general manager da CF Logistic, Clayton Silva.

As analistas de Com�rcio Exterior da Bluestar Silicones Brasil, Lilian Faria e Raquel Nogueira, tamb�m participam da Intermodal para encontrar boas oportunidades de neg�cios. �As empresas do segmento est�o todas reunidas no evento, o que possibilita uma avalia��o direta de quem tem pre�os competitivos e qualidade no atendimento�, diz Lilian.

A coordenadora de Log�stica da Companhia Docas do Estado de S�o Paulo (Codesp), Ana L�cia de Chiara observa: �� a primeira vez que participo e fiquei impressionada com a troca de experi�ncias que a feira proporciona. Voc� pode ter um panorama de como est� a intermodalidade no Brasil neste momento e quais as s�o as perspectivas para o futuro�.


Confer�ncias A Intermodal South America e InfraPortos South America tiveram uma programa��o variada de confer�ncias que discutiram o cen�rio econ�mico e os pilares de desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, al�m dos desafios ambientais dos setores de log�stica, transporte de cargas e com�rcio exterior.

Sobre a Intermodal South America 2015 - www.intermodal.com.br

Com 21 anos de hist�ria, a Intermodal South America � o maior evento das Am�ricas para os setores de log�stica, transporte de cargas e com�rcio exterior. O evento re�ne, em tr�s dias, os principais players do mercado nacional e internacional, impulsionando neg�cios e parcerias, servindo de plataforma para lan�amentos, refor�o de marca, joint-ventures, vendas e networking. Em sua �ltima edi��o, reuniu mais de 600 empresas, representando 26 pa�ses e atraiu 48.436 visitantes. Em 2015, a Intermodal acontece entre os dias 7 e 9 de abril, das 13 �s 21 horas, no Transamerica Expo Center, em S�o Paulo (SP).

Sobre a UBM Brazil - www.ubmbrazil.com.br

No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras, a UBM Brazil � uma das 50 subsidi�rias da UBM Internacional. Com escrit�rio na cidade de Barueri, em S�o Paulo, a UBM Brazil conta com a colabora��o de mais de 60 funcion�rios e realiza atualmente mais de 12 feiras no Brasil.

Atendimento – Imprensa:

Vivian Giuzio
vivian@conteudoempresarial.com.br
13 � 9 9621-6622
SKYPE: conteudo.empresarial

Michele Carvalho
michele@conteudoempresarial.com.br
13 � 9 8112-9141
SKYPE: conteudo.empresarial3















 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.