» Home
» Busca (notícias)
23/03/2015 - Mário Mendonça

Intermodal South America

Mercado de granéis líquidos precisa de investimentos na infraestrutura

Apesar da ampliação do escopo de serviços das empresas e terminais portuários para atender a alta demanda do setor, portos do país necessitam adequar-se ao mercado. Pleitos do setor serão analisados em encontro de empresários e especialistas na capital paulista.

Em ascensão nos últimos anos, o mercado de granéis líquidos vem registrando constantes investimentos de empresas e terminais portuários para a expansão de operações e infraestrutura com o objetivo de atender a crescente demanda. Para discutir as melhores estratégias para o setor e suas empresas, a Intermodal South America abriu espaço para a realização do Tank Storage, conferência inédita sobre as soluções de armazenagem de líquidos à granel da América Latina. O evento acontecerá nos dias 08 e 09 de abril, simultaneamente à realização da Intermodal 2015 e da InfraPortos South America, em São Paulo.

Um dos painéis do evento abordará a infraestrutura portuária brasileira para líquidos à granel com o objetivo de discutir as características, desafios e soluções para alcançar o equilíbrio no setor de líquidos. A falta de infraestrutura dos portos, em especial a insuficiência de píers para receber cargas líquidas químicas aumenta o congestionamento de navios à espera de berços de atracação, gerando custo adicional para empresas. “Os terminais para químicos deveriam ter mais linhas dedicadas de descarregamento, o que permitiria uma qualidade melhor de serviço”, alerta a líder de supply chain da Dow Química, Patrícia Guirardello.

Outro ponto ressaltado pela executiva é com relação aos parques de tancagem. Segundo ela, “hoje há muitos tanques grandes, mas muitas especialidades químicas demandam tanques de tamanhos e materiais de construção diferenciados. Muitos terminais hoje não têm linhas dedicadas para todos os produtos químicos o que, por vezes, provoca a contaminação de um produto por outro. Investimentos nesse sentido permitirão contar com um serviço muito mais confiável”.

Já o gerente-geral da Stolthaven Santos, Mike Sealy, acredita que por mais que o mercado de granéis líquidos seja competitivo, o país poderia ter evoluído mais na área de engenharia, uma vez que não há possibilidade de mercado aberto. “O Governo poderia incentivar a infraestrutura portuária através dos impostos. Qualquer investimento que alguma empresa privada fizesse dentro do porto, na área retroportuária, até mesmo nos entornos, por exemplo, poderia resultar em incentivos concedidos pelo Governo para que a empresa pudesse comprar ou investir nessas áreas. Hoje é mais fácil o BNDES fornecer empréstimos para indústrias fora do contexto nacional”, pontua Sealy que participará do painel “Gestão e Operação dos Terminais” no programa do Tank Storage.

No que diz respeito a mão de obra do setor, Sealy enfatiza que é necessário investir na capacitação, pois atualmente deve-se procurar quem tem condições no mercado de fornecer a mão de obra necessária. “O país deveria se abrir para o mercado externo. Assim não teríamos que garimpar tanto para encontrar especialistas, nem precisaríamos viajar para trazer tecnologia”, comenta.

Além das questões infraportuárias, o Tank Storage abordará outros temas do mercado de líquidos à granel, processos de melhorias na limpeza de tanques, novas tecnologias disponíveis, procedimentos e normas de segurança de gerenciamento de riscos, fluxos logísticos, entre outros. As inscrições podem ser feitas no site www.intermodal.com.br.

Sobre a Intermodal South America 2015 - www.intermodal.com.br

Com 21 anos de história, a Intermodal South America é o maior evento das Américas para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior. O evento reúne, em três dias, os principais players do mercado nacional e internacional, impulsionando negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, joint-ventures, vendas e networking. Em sua última edição, reuniu mais de 600 empresas, representando 26 países e atraiu 48.436 visitantes. Em 2015, a Intermodal acontece entre os dias 7 e 9 de abril, das 13 às 21 horas, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

Sobre a UBM Brazil - www.ubmbrazil.com.br

No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional. Com escritório na cidade de Barueri, em São Paulo, a UBM Brazil conta com a colaboração de mais de 60 funcionários e realiza atualmente mais de 12 feiras no Brasil.

Atendimento à Imprensa:

Vivian Giuzio

vivian@conteudoempresarial.com.br
13 – 9 9621-6622
SKYPE: conteudo.empresarial

Michele Carvalho

michele@conteudoempresarial.com.br
13 – 9 8112-9141
SKYPE: conteudo.empresarial3

----------------------------------------------------------------------------------

Ganho de produtividade e controle de custos motivam embarcadores de cargas a buscar soluções na Intermodal South America 2015

Desaceleração do ritmo de crescimento da economia destaca importância do caráter estratégico da logística de transporte para a competitividade das empresas. Feira também vai discutir regulação, perspectivas de crescimento e mercado de granéis líquidos e deve atrair mais de 50 mil visitantes.

Acontece entre os dias 7 e 9 de abril o principal encontro do setor de logística, transportes de cargas e comércio exterior das Américas: a Intermodal South America. Em sua 21ª edição, o evento traz novidades, como a realização simultânea da InfraPortos South America, feira dedicada ao setor de infraestrutura portuária, e reforça a importância urgente dos transportes e da logística na estruturação das trocas comerciais no país e dele com outros mercados.
 

“Com mais de 20 edições, a feira é para o mercado um parceiro de negócios que apresenta soluções para a logística, transporte de cargas e comércio exterior, com serviços de ponta para o ganho de eficiência, um dos grandes desafios da atualidade”, comenta o gerente da Intermodal South America, Ricardo Barbosa. Na visão do executivo, tempos como os atuais desafiam as empresas a serem mais produtivas internamente, otimizando recursos de sua sistemática operacional, e externamente, adotando soluções de abastecimento eficazes e custos controlados. “A logística, portanto, é fundamental para aperfeiçoar os processos e integrar recursos. E é justamente na Intermodal que os embarcadores encontram a solução completa para o seu negócio”, afirma.

A dois meses de sua realização, a Intermodal South America já conta com mais de 600 marcas de 25 países. Do universo de empresas expositoras, 46 participam pela primeira vez e 11 voltaram a integrar o evento. São representantes de todos os elos da cadeia de distribuição de todo tipo de carga: armazenagem, transporte marítimo, aéreo, ferroviário e rodoviário, operação logística doméstica e internacional, tecnologia de informação, serviços voltados ao comércio exterior, entre outros que permitem que a carga saia da origem e chegue a destino, mantendo controladas as variáveis tempo e custo.

Na edição de 2014, a Intermodal reuniu 48.436 visitantes. Este ano, a expectativa é manter ampliar o volume de visitação em 10%. O evento acontece de 7 a 9 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

InfraPortos South America – Simultaneamente à realização da Intermodal South America, acontece a segunda edição da InfraPortos, feira de negócios com foco em tecnologia, equipamentos e infraestrutura portuária. “A missão do evento é a de contribuir com a modernização da estrutura portuária e aumentar a capacidade de movimentação dos portos brasileiros. Para isso reunimos em um só local players dos principais portos, terminais e armazéns do País, e de várias outras localidades, responsáveis pelos investimentos e operações do setor. Na última edição, 58% de nossos expositores afirmaram ter fechado negócios durante o evento”, informa Barbosa.

A primeira edição aconteceu em 2013, em Santos, no litoral de São Paulo, e reuniu mais de 60 empresas e um público de 2.800 pessoas. Este ano a expectativa é a de atrair um grupo de 4 mil profissionais que participam do processo decisório em portos, terminais, operadores portuários, EADIs, operadores logísticos, empresas marítimas e armazéns. “Há grande expectativa para o desenvolvimento do setor portuário. O volume de investimentos da iniciativa privada nos portos e terminais equivalente a R$ 36 bilhões, considerando as ações previstas no Plano de Investimento em Logística", analisa Barbosa.

Conferências
– Além de incentivar a geração de negócios, os eventos de conteúdo organizados simultaneamente às duas feiras ganham este ano temáticas mais aprofundadas, debatidas por experts nos diversos segmentos e que nortearão o setor no médio e longo prazos.

Na Conferência Intermodal South America, o Seminário Político Econômico trará  palestras sobre as perspectivas dos investimentos na infraestrutura de transportes para 2015-2016; debaterá a estrutura portuária, a cabotagem e a oferta e contratação de mão de obra, além de trazer uma série de palestras abordando a logística no e-commerce. Também durante os eventos de conteúdo está programado um workshop sobre o comércio eletrônico para a micro, pequena e média empresa.


O segmento de granéis líquidos será abordado em evento exclusivo e inédito no país: Tank Storage South America, dedicado às soluções para armazenagem de líquido a granel da América do Sul.  Na conferência da Infraportos South America serão debatidos temas como gestão ambiental nos portos, desafios do ambiente regulatório, e segurança, automação e tecnologia. Outra iniciativa é o Solutions Fórum, um espaço dedicado às empresas para apresentação de seus cases de sucesso e workshops.

As inscrições para as conferências e o credenciamento antecipado para as feiras podem ser feitos no site
www.intermodal.com.br e www.infraportos.com.br.

Sobre a Intermodal South America 2015 -
www.intermodal.com.br

Com 21 anos de história, a Intermodal South America é o maior evento das Américas para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior. O evento reúne, em três dias, os principais players do mercado nacional e internacional, impulsionando negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, joint-ventures, vendas e networking. Em sua última edição, reuniu mais de 600 empresas, representando 26 países e atraiu 48.436 visitantes. Em 2015, a Intermodal acontece entre os dias 7 e 9 de abril, das 13 às 21 horas, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).


Sobre a UBM Brazil - www.ubmbrazil.com.br

No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional. Com escritório na cidade de Barueri, em São Paulo, a UBM Brazil conta com a colaboração de mais de 60 funcionários e realiza atualmente mais de 12 feiras no Brasil.

Atendimento à Imprensa:

Vivian Giuzio

vivian@conteudoempresarial.com.br
13 – 9 9621-6622
SKYPE: conteudo.empresarial

Michele Carvalho

michele@conteudoempresarial.com.br
13 – 9 8112-9141
SKYPE: conteudo.empresarial3









 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.