» Home
» Busca (notícias)
06/10/2014 - Bruno Lima Rocha

Nota Pública do Presidente do Syndarma aos filiados por ocasião do 80º Aniversário

Prezados filiados,

Ao ensejo do 80º aniversário do Syndarma, gostaria de externar minha satisfação pela oportunidade de me dirigir aos Senhores e às Senhoras.

Aproveito, portanto, esta ocasião, para reafirmar a nossa luta pela competitividade da empresa brasileira de navegação e, consequente, maior participação na nossa economia.

Esta tem sido a nossa bandeira ao longo de todos esses anos, em meio a diversos cenários econômicos e políticos. Apesar das dificuldades, o Syndarma vem conseguindo manter sua reputação de instituição respeitada e honrada, reflexo de administrações isentas e vigilantes no que diz respeito à ética.

Este tem sido o fruto do nosso continuado esforço, não só por parte desta administração, mas de todas aquelas que passaram por esta casa.

Infelizmente, nesta travessia, temos tido dificuldades em endereçarmos, de forma efetiva, a solução dos entraves que vêm prejudicando a competitividade das empresas que operam na bandeira brasileira.

Mesmo assim, logramos sucesso na nossa Lei da Navegação, a Lei 9.432, de 08 de janeiro de 1997.

Sem dúvida, este marco e sua manutenção muito nos orgulham. Porém, ainda que absolutamente necessário ao nosso negócio, não é suficiente para estabelecermos em bases sólidas o nosso futuro.

A exemplo de outros setores produtivos, ressentimo-nos de falta de competitividade quando nos comparamos ao mercado internacional. A companhia de outros segmentos econômicos na mesma situação não nos serve, entretanto, de consolo, pois nossa exposição ao ambiente externo é das mais elevadas na nossa economia.

Assim, precisamos encaminhar solução ou conjunto de soluções de desoneração radical de nossa atividade, para que possamos competir em igualdade de condições com nossas congêneres internacionais, que têm suas embarcações registradas em diferentes registros nacionais, mas todos muito mais eficientes que o nosso REB.

Temos que ter esta tarefa como meta de garantia de nosso futuro: tornar o REB realmente efetivo e comparável a seus congêneres internacionais.

Hoje, estamos comemorando 80 anos, mas precisamos, juntos, lançar bases firmes para mais 80 anos de história de sucesso.

Olhamos para o futuro confiantes em que a singradura que já fizemos, e a que ainda faremos, renderá a expansão do nosso Sindicato, para defesa e expansão de nossas empresas, e para que o diálogo com as autoridades continue em elevado nível, como temos merecido.

Outrossim, renovamos os nossos laços de respeito e consideração para com os membros da comunidade marítima,

Atenciosamente,

Bruno Lima Rocha
Presidente






 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.