» Home
» Busca (notícias)
07/04/2014 - Mobilização do setor

EMBARQUE DE PRATICANTES – NOTA INFORMATIVA

O controle e a distribuição de vagas para Praticantes a Oficiais da Marinha Mercante são realizados pela Autoridade Marítima Brasileira, através do CIAGA e do CIABA, para atender aos seus formandos e ainda aqueles oriundos dos cursos do ASOM/N. São celebrados Convênios com as empresas de navegação, possibilitando a seleção e o regular embarque dos Praticantes para a efetiva conclusão dos cursos de formação, cumprindo, assim, as exigências internacionais da Convenção STCW, ratificada pelo Governo Brasileiro.  

O estágio prático é necessário não só para efeitos acadêmicos e de certificação dos OMM, mas, e sobretudo, para que haja a perfeita formação desses profissionais, habilitando-os a ingressar no mercado de trabalho.  A segurança da navegação é uma bandeira comum de todo o setor.

O Syndarma, a Abac e a Abeam, na condição de entidades representativas das empresas brasileiras de navegação, têm priorizado a questão, haja vista sua importância, buscando junto às Autoridades a adequação e a melhoria das regras atinentes ao embarque de praticantes, para que haja maior disponibilização de vagas a bordo, mobilizando suas Associadas num esforço conjunto com a Autoridade Marítima para a formação dos OMM.

Destacamos que o Syndarma, a Abac e a Abeam não têm ingerência no processo de distribuição de vagas para praticantes a OMM, e recomendamos aos futuros OMM que seus currículos sejam encaminhados às nossas Empresas Associadas para avaliação.  Recomendamos, ainda, seja mantido contato permanente com o CIAGA/CIABA.





 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.