» Home
» Busca (notícias)
24/02/2012 - Comte.Mário Mendonça

Alerta de Segurança do Lloyd’s Register

Press release, 22/02/2012
Tradução livre


Alerta de segurança
: potenciômetro do controle da máquina do leme falha, resultando em encalhe de embarcação.

• Aplicabilidade: todos os armadores e operadores.

Em consequência de um incidente envolvendo a perda de leme de um graneleiro registrado nas Ilhas Marshall, o Transportation Safety Board (TSB) do Canadá emitiu uma Marine Safety Advisory Letter n º 07/11. As informações obtidas indicam que o navio sofreu uma perda do controle do leme, devido a uma falha no potenciômetro do servomotor No.2 da roda do leme, no momento em que o leme estava carregado com 10 graus para boreste. O navio encalhou em seguida.

Foi verificado que o fabricante do sistema de controle havia publicado um documento de serviço recomendando a substituição dos potenciômetros a intervalos de cinco anos. Esta documentação não foi encontrada a bordo e nem a informação estava presente no manual do aparelho de governo do navio. Também não havia nenhum documento que indicasse que o potenciômetro tivesse sido substituído desde que o navio foi construído, em 1986.

O Lloyd's Register procedeu a uma busca no seu banco de dados e identificou uma série de falhas semelhantes nos últimos cinco anos. Essas falhas têm ocorrido em várias marcas de aparelhos de governo, com a maioria após mais de cinco anos de serviço. É altamente recomendável que os proprietários e operadores assegurem que todos os boletins de serviço sejam mantidos atualizados, com uma cópia a bordo, e que sejam respeitados os procedimentos necessários de manutenção dos potenciômetros dos sistemas de controle do leme.






 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.