» Home
» Busca (notícias)
03/10/2011 - Argumento

Marinha comemora o Dia Marítimo Mundial

A Marinha do Brasil comemorou, em 29 de setembro, o Dia Marítimo Mundial com solenidade no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, ex-ministros e autoridades da Comunidade Marítima apresentaram o tema “PIRATARIA, ELABORANDO A RESPOSTA”, com o objetivo de alcançar solucões para erradicar o problema em todo o mundo.

O Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM), Álvaro Almeida Dias, foi incumbido de ler a mensagem do Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Efthimios Mitropoulos, que destacou a preocupação da entidade com a salvaguarda da vida humana no mar, e a integridade da carga das embarcações que navegam em áreas de risco. O texto revelou que, somente em 2010, as ações criminosas nos oceanos abordaram 4.185 marítimos, com a utilização de armas de fogo e granadas. Milhares foram feitos reféns e mais de 500 foram utilizados como escudos humanos. Os números também mostraram a perda econômica gerada pelos piratas. O prejuízo anual provocado pelos ataques varia entre sete e 12 milhões de dólares. A IMO afirmou que está elaborando um plano de ação, que envolve a cooperação entre governos, empresários e tripulações, para tentar exterminar o problema. O Brasil participa das negociações através de uma Representação Permanente junto à IMO. A solenidade contou, ainda, com uma homenagem ao Visconde de Mauá, patrono da Marinha Mercante Brasileira, e com o plantio de quatro novas mudas no Bosque dos Ipês, que circunda o Memorial às Vítimas da Marinha Mercante Brasileira na Segunda Guerra Mundial, inaugurado em 2010.

O Dia Marítimo Mundial é o evento mais importante do setor, comemorado anualmente por todos os Estados-Membros da IMO. É usado, globalmente, para chamar a atenção sobre a importância das indústrias marítimas para o comércio mundial e para enfatizar o trabalho da IMO, em especial, promovendo a proteção e a segurança à navegação e ao meio ambiente marinho. O Syndarma foi representado, na ocasião, por seu Presidente, Bruno Lima Rocha, seu ex-Presidente, Hugo Pedro de Figueiredo, seu Vice-Presidente Executivo, Roberto Galli e o Assessor para Ensino, Luiz Sérgio Oneto Araújo. O Secretário Executivo da ABEAM, José Homero Xavier Sampaio, também compareceu à cerimônia.





 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.