» Home
» Busca (notícias)
01/06/2011 - Argumentos

Boa receptividade marca encontros com Governo sobre RNs

O Syndarma apresentará, nos próximos dias, a proposta de flexibilização das RNs 72 e 80 ao Ministério de Minas e Energia. A conversa com o Governo Federal, com o objetivo de apresentar o grave problema de falta de oficiais, começou pelo Ministério da Defesa, em meados de abril, passando pela Casa Civil, MIDIC, Trabalho e Emprego, Educação, e Transporte. Os encontros na Defesa, Trabalho e Emprego, e Transportes foram feitos diretamente com os respectivos ministros Nelson Jobim, Carlos Lupi, e Alfredo Nascimento, que receberam os representantes do Syndarma.

O Sr. Ministro do Trabalho e Emprego (MTE) deu seguimento expedito ao assunto, e agendou reunião com a Secretária de Relações do Trabalho, Zilmara David de Alencar e com o Coordenador-Geral de Imigração, do Conselho Nacional de Imigração, Paulo Sérgio de Almeida; que entenderam a urgência de suas intervenções e resolveram ouvir os outros lados envolvidos, Sindmar, DPC, e Petrobras/Transpetro. Esta semana espera-se retorno do MTE sobre os próximos passos. Os demais Ministérios, todos, mostraram-se prontos a trabalhar em conjunto para a solução do problema, e querem manter-se informados para poderem participar da solução.

A boa receptividade é um sinal favorável às propostas que o Syndarma vem defendendo para minimizar o grande déficit de oficiais de marinha mercante existente no País, como a suspensão temporária do artigo 3º da RN 72, e uma forma de melhor trabalhar a exigência do artigo 1º da RN 80. As Resoluções regulam a contratação de profissionais brasileiros e estrangeiros no mercado de trabalho nacional.

 




 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.