» Home
» Busca (notícias)
28/03/2011 - Comte. Mário Mendonça

ICS e ISF estudam fusão

A International Chamber of Shipping (ICS) e a International Shipping Federation (ISF) podem se tornar uma única Organização Internacional, em maio deste ano. A proposta de fusão veio como recomendação da UK Chamber of Shipping e foi endossada pelo Conselho da ISF e pelo Comitê Executivo da ICS, em meados de 2010. A ideia é desenvolver uma nova organização integrando as duas Instituições, de modo que os assuntos relativos ao trabalho marítimo (ISF) tornem-se parte da ICS.

As duas organizações, que já trabalham em conjunto em alguns campos e apresentam compartilhamento dos recursos em um único orçamento, estão desenvolvendo um plano de ações, com assessoria jurídica externa, com propostas para a fusão. Tais questões, para serem validadas, terão que passar pelo crivo da Maritime International Secretariat Services Limited (Marisec), administradora simultânea das secretarias da ICS e da ISF, e submetidas à Assembléia Geral Ordinária. Se prevalecer a vontade da maioria dos membros que se manifestou na produção do plano, a nova organização será mantida como International Chamber of Shipping. A International Shipping Federation, no entanto, não deverá ser dissolvida imediatamente, ficando como uma empresa inativa por algum tempo.

Por serem, ICS, ISF e Marisec, entidades jurídicas distintas, houve a necessidade de se pensar em um Acordo de Transferência, de modo a garantir que nenhum bem ou direito seja inadvertidamente omitido no processo. O documento propõe que os ativos e as atividades da ISF sejam transferidos para a ICS, e quaisquer passivos da ISF assumidos pela ICS. A lista de bens inclui a marca do nome "ISF" ou "International Shipping Federation" e todos os logotipos utilizados em associação com ela. Sob o acordo, a ICS concorda em resguardar a ISF e seus diretores de todas as responsabilidades relativas ao patrimônio das empresas transferidas, bem como de responsabilidades futuras decorrentes da relação das atividades da ISF. O documento só deverá ter validade a partir de 01 de junho deste ano, logo após a conclusão da Assembléia Geral Ordinária. Houve uma concordância de que o novo corpo dirigente deve ser chamado de "Conselho de Administração da ICS”, e que a nova organização deve ter quatro vice-presidentes, além do presidente, que também serviriam como Diretores da Marisec.

Atualmente, as duas organizações reúnem 45 Membros, dos quais 4 (9%) pertencem apenas à ISF e 9 (20%) apenas à ICS.  O Syndarma, por ser um sindicato patronal, é associado apenas à ISF.

Veja o Texto na Íntegra.






 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.