» Home
» Busca (notícias)
23/12/2010 - Argumento

Setor naval e acadêmico buscam melhorias para a navegação brasileira

No dia 08 de dezembro o Syndarma, junto com outras entidades do setor, realizou a segunda reunião do Núcleo de Projeto de Embarcações e Sistemas Offshore, parte integrante da Rede de Inovação para a Competitividade da Indústria Naval e Offshore- RICINO.
O encontro teve como objetivo a apresentação de propostas que valorizem e privilegiem os projetos nacionais. Estão previstos estudos de políticas de desenvolvimento de projetos para embarcações de apoio à indústria do petróleo em alto-mar, fluviais, de cabotagem e pesqueiras, além de desenvolvimento de sistemas navais específicos, que deverão aumentar a eficiência operacional das tecnologias utilizadas no setor. Os trabalhos podem envolver o projeto de embarcações como um todo ou sistemas específicos a bordo.
Um dos estudos, de navios de apoio à indústria do petróleo em alto-mar, já foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP e será executado pela COPPE - UFRJ, Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT e Universidade de São Paulo - USP nos próximos anos.
O núcleo tem a coordenação e a vice-coordenação de membros da USP, através dos engenheiros Hélio Mitio Morishita e Bernardo Luís de Andrade, respectivamente. As demais entidades envolvidas são Sinaval, CEENO e SOBENA.


 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.